DA MONTAGEM ARTESANAL DAS PÁGINAS ATÉ A AGILIDADE DAS REDES SOCIAIS, O LIBERAL SE MANTÉM FIRME NO IDEAL DE UM JORNALISMO CRÍTICO E INDEPENDENTE.

 

 

O principal jornal de Americana, surgiu em 1952, com o objetivo de ser um veículo de imprensa independente e influente. Ao longo de seus 70 anos de trajetória, o LIBERAL foi se adaptando às várias tecnologias. Hoje, o Grupo Liberal faz jornalismo por meio de jornal impresso, das redes sociais e ondas de rádio e revistas. 

A história do jornal começa em uma pequena casa, localizada na Rua 12 de Novembro, no centro de Americana, endereço onde os fundadores Jessyr Bianco, Romeu Mantovani e Arnaldo Mantovani colocaram em prática o plano de fazer um jornal independente na cidade. O trio almejava um jornal diferente dos veículos que existiam à época, todos alinhados ao Governo da década de 1950. 

Após ver vários artigos críticos serem engavetados em outros jornais, buscaram uma forma de financiamento que não os prendesse a interesses políticos ou econômicos, mas  sim garantir a imparcialidade dos jornais. Os textos eram montados de forma manual,  letra por letra, em um trabalho praticamente artesanal.

E em 1956, o grupo investiu em uma Impressora Plano Cilíndrica, que imprimia duas páginas por vez. A década de 1960 ficou marcada pela compra de um prédio de dois andares na Rua Washington Luiz, também no centro da cidade.

A entrada ficava na Rua Padre Manoel da Nóbrega e, após ampliações para abrigar toda a estrutura do jornal, o acesso passou a ser feito pela Rua Tamoio. Além disso, as páginas coloridas começaram a ser impressas no LIBERAL só em 1° de junho de 1996, após a compra de uma Impressora Offset.

Através de plataformas, passaram a buscar novas formas de se comunicar com o seu público-leitor – que também foi mudando –  e informá-lo, então o Grupo Liberal incorporou a Rádio AM 580 nos anos 2000 e, nove anos depois, a FM Gold 94,7 se juntou ao Grupo.

 

  • AM 580: focada em fazer um jornalismo voltado para as notícias das regiões, com conteúdos produzidos pela redação do Jornal Liberal e acessível a toda a população, com informações de qualidade.
  • Gold FM 94,1: voltada para a programação musical, com focos nas canções clássicas, vem buscando atrair o público com músicas conhecidas e de sua preferência.

 

Portanto, ambos os métodos de modulação de sinal de rádio visam ao fornecimento de conteúdo informativo e de entretenimento para a comunidade de Americana e região.

 

EM MAIO DE 2011, ENTRAVA NO AR O SITE DO LIBERAL, ELE ALÇOU O GRUPO À ERA DIGITAL, LEVANDO À INTERNET O COMPROMISSO COM A VERDADE.

 

A ERA DIGITAL: Durante o período da Pandemia de Covid-19, o site do LIBERAL foi referência em informação atualizada e precisa. Houve, então, um grande número de visitas diárias no site, alcançando a marca de 25 milhões de acessos em 2020, o que significou 52%  a mais do que em 2019. 

Ainda em março de 2020, quando as autoridades decretaram o início da Pandemia, o site teve audiência com mais de 7 milhões de páginas visualizadas. 

O Instagram do Jornal Liberal é também um meio dos leitores acessarem diretamente o conteúdo das notícias, seja por meio de fotos, textos ou vídeos. Dessa forma, o Jornal de Americana vai se transformando, deixando seu legado e reafirmando o seu compromisso com um jornalismo de qualidade.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *