TORTA DE MANTEIGA ESCOCESA DO PICA PAU.
O Pica-Pau tem, possivelmente, o riso mais famoso da história dos desenhos animados: o seu inconfundível “hehehehe”! Um pássaro que, como sempre, é muito rápido, imprevisível e muito engraçado. O personagem foi criado por Walter Lanz há mais de 80 anos, precisamente em 1940, durante sua viagem de lua de mel. Um dia, enquanto chovia, ouviu um insistente Pica-Pau que não parava de bicar seu telhado. Ele achou tão irritante que pensou que um desenho como esse poderia irritar seus outros personagens. Vale destacar que esse famoso personagem já foi protagonista de 197 curtas e 350 desenhos animados, vivenciando inúmeras trapalhadas e travessuras e, mesmo depois de tanto tempo, ele continua encantando crianças e adultos. Acho que toda criança que amava Pica Pau, morria de vontade de experimentar essa receita, eu era uma delas. Então vamos aprender como fazê-la?
Ingredientes:
- 3 xícaras de farinha de trigo;
- 4 Colheres de sopa de chocolate em pó;
- 1/2 xícara de açúcar refinado;
- 1/2 xícara de açúcar mascavo;
- 200g de manteiga sem sal;
- 1 ovo;
- 1 colher de sopa de baunilha.
Modo de preparo:
Em um recipiente, misture bem todos os ingredientes acima. Você vai ver que formará uma massa consistente, quase como um brigadeiro para enrolar. Despeje a mistura em uma forma forrada com papel manteiga, faça furinhos com o garfo e leve para assar no forno pré-aquecido a 180º por 25-30min.
Cobertura:
- 1 xícara de açúcar (caramelizar o açúcar);
- 150g de manteiga sem sal;
- 2 latas de leite condensado;
- 2 caixinhas de creme de leite;
- 1 pitadinha de sal.
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes do recheio em uma panela e leve a mistura ao fogo. Quando começar a borbulhar, marque 5 minutinhos e desligue, despeje em cima da massa da torta já assada e leve pra geladeira por no mínimo 3h. Antes de servir é só derreter no micro-ondas 200g de chocolate meio amargo e colocar por cima. Daí é só se deliciar! Conte pra gente o que achou “hehehehe”.
HAMBÚRGUER DE SIRI DO BOB ESPONJA
Ingredientes (5 porções):
- 500 g de carne de siri descongelada;
- 1 colher de sopa de farinha de trigo;
- 1 colher de sopa de margarina;
- 1 cebola picada;
- 1 colher de sopa de colorífico;
- 2 dentes de alho picados;
- Suco de um limão pequeno;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Azeite para fritar;
- Pão de hambúrguer;
- Cebola roxa cortada em rodelas;
- Tomate cortado em rodelas;
- Picles;
- Ketchup;
- Mostarda;
- Alface crespa;
- Queijo prato.
Modo de preparo da carne:
Passo 1 :
No fogo médio, derreta a manteiga, junte a cebola picada e cozinhe um pouco.
Passo 2 :
Adicione a farinha de trigo e misture bem.
Passo 3 :
Acrescente a carne de siri – ela solta bastante água mesmo – e continue misturando.
Passo 4 :
Quando tiver uma massa bem homogênea, acrescente o limão, alho, sal, pimenta-do-reino e o colorífico. Mexa bem por aproximadamente 10 minutos.
Passo 5 :
Deixe a mistura esfriar um pouco, pegue pedaços da massa e modele os hambúrgueres.
Passo 6 :
Frite os hambúrgueres no azeite dos dois lados.
Agora é só cortar o pão e colocar os acompanhamentos sugeridos acima. “Está pronto” para mais essa delícia? Bom apetite!
“GOULASH” DO HAGAR, O HORRÍVEL.
“Hägar, o Horrível” é uma história em quadrinhos (HQ) criada em 1973 pelo cartunista norte-americano Dik Browne. As narrativas se passam na Noruega na Idade Média e focam na família e no trabalho de um guerreiro viking. Envolvem desde a tripulação de um navio durante saques em terras distantes, até a esposa mandona de Hagar, Helga, na vila onde eles residem. Segundo Browne, o nome Hägar veio por acaso. Certo dia, ao acordar seu filho mais novo, Chris Browne, ele exclamou: “Olhe, mamãe! É o Hägar, o horrível”. Após a morte do cartunista, em 1989, as tiras passaram a ser desenhadas por Chris, sendo publicadas em quase dois mil jornais, 58 países e 13 idiomas. O Goulash é o prato preferido do Hagar e vamos compartilhá-lo com você. Por ser um prato bem elaborado, sugerimos que somente os ADULTOS deverão fazê-lo. E a nossa dica é: “faça!”, é uma delícia!
Ingredientes:
- 1 kg de pernil ou paleta em cubos;
- farinha de trigo para polvilhar;
- 2 colheres de chá de páprica doce;
- 2 colheres de chá de páprica picante;
- 100 g de manteiga;
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- 1 dente de alho;
- 4 cebolas picadas;
- 3 colheres de sopa de vodka;
- 2 maçãs descascadas e raladas;
- ½ xícara de chá de vinho branco seco;
- 1,5 litro de caldo de vitela ou de carne;
- 1 pimentão vermelho;
- 1 pimentão amarelo;
- Caldo de ½ limão siciliano;
- Raspas de ½ limão siciliano;
- ½ xícara de chá de creme de leite fresco;
- Tomilho fresco a gosto;
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC – temperatura média – , corte a tampa dos pimentões, retire as sementes e coloque-os no forno preaquecido e deixe assar por 1 hora. Em seguida, descasque e reserve.
Numa tigela, tempere os cubos de carne com a páprica doce, a páprica picante, sal e pimenta-do-reino a gosto. Polvilhe com um pouco de farinha de trigo. Isso fará com que a carne fique com uma cor mais bonita. Reserve. Logo após, leve uma panela ao fogo médio. Quando aquecer, coloque os cubos de carne e deixe que dourem por igual. Desligue o fogo e transfira a carne para uma tigela.
Espete o dente de alho com um garfo e esfregue no fundo da panela que foi usada para selar a carne. Leve a panela ao fogo médio e acrescente a cebola. Quando a cebola secar um pouco, coloque o azeite, a manteiga e as maçãs raladas. Misture rapidamente e adicione a carne. Deixe dourar.
A carne deverá ser flambada com a vodka. Para isso, com uma colher, empurre todos os cubos de carne para um dos lados da panela. No lado vazio, coloque a vodka e, com cuidado, deixe este lado da panela levemente inclinado sobre a chama do fogão. Uma chama deverá tomar conta do fundo da panela. Regue a carne com o vinho branco e deixe que evapore. Acrescente lentamente o caldo de carne e as folhas de tomilho. Quando o caldo tiver secado, deixe cozinhar por mais 5 minutos e desligue o fogo.
No liquidificador, bata os pimentões já assados com um pouco do caldo de vitela ou de carne. Coloque este creme na panela com a carne. Deixe ferver, adicione o suco, as raspas de limão e o creme de leite fresco, mexa bem e sirva ainda quente, acompanhado de arroz branco e salada.
BOM APETITE!